sábado, 12 de abril de 2014

Empresários goianos estão otimistas para a Copa de 2014*


Empreendimentos dos circuitos
turísticos de Goiás vão aproveitar
para lucrar mais durante o mundial

Mais da metade (57%) dos empreendedores goianos acredita que as vendas vão aumentar durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. É o que mostra uma sondagem feita pelo Sebrae em Goiás, realizada nos meses de novembro e dezembro do ano passado. O documento Expectativa dos pequenos negócios goianos para 2014 mostra também a disposição dos empresários em aproveitar as oportunidades do mercado.

Expectativa dos pequenos
negócios goianos para 2014
Segundo dados da sondagem, 80% dos entrevistados pretendem investir em processos para redução de custos operacionais dos negócios e na própria capacitação profissional. Por outro lado, 70% deles devem buscar capacitação para seus colaboradores. “Os empreendedores estimam melhorar a qualidade da gestão, produtos e serviços prestados”, considera Manoel Xavier Ferreira Filho, diretor-superintendente do Sebrae no estado.

Para Manoel Xavier, essa condição pode ajudar empreendimentos goianos a se beneficiarem com o movimento da Copa, mesmo Goiás não sendo sede para treinamento de seleções de futebol. “Principalmente nas cidades turísticas do estado, que serão atrações para turistas alojados em Brasília, uma das cidades-sede”, explica.

O superintendente acredita que os projetos desenvolvidos pelo Sebrae em Goiás nas regiões devem auxiliar as micro e pequenas empresas a se preparar para esse cenário. Da cidade de Alto Paraíso de Goiás, ao Nordeste do estado, ao município de Mineiros, no extremo Sudoeste, as ações visam a capacitar o funcionamento dos pequenos negócios, especialmente em gestão e mão de obra, além de promover acesso ao mercado.

Um dos exemplos é o Projeto de Turismo e Cultura da Região Nordeste de Goiás, com o desenvolvimento da metodologia Design de Destino, que valoriza a identidade visual do Circuito Turístico da Chapada dos Veadeiros, por meio de ferramentas impressas e online. Com a divulgação profissional do circuito, a região deve chamar mais atenção dos turistas nacionais e estrangeiros, especialmente em feiras.

Para Jaume Garau, consultor da Barcelona Media, um instituto de pesquisa e desenvolvimento de projetos em comunicação e turismo da Espanha, Goiás tem tudo para conquistar os turistas europeus. “Estudo do nosso Laboratório de Cultura e Turismo mostra que o europeu valoriza muito a relação social, as coisas típicas e a variedade de produtos”, observa. Garau pondera que os empreendedores que trabalham com a atividade turística no estado devem olhar além fronteiras. “Não mirem apenas o seu território, mas saibam ofertar produtos que conquistem o europeu”, explica. Um documento do Ministério do Turismo (MTur) confirma esse potencial com relação à natureza, ecoturismo ou aventura, que respondem por cerca de 27% das vindas de europeus ao Brasil.

* SEBRAE. Empresários goianos estão otimistas para a Copa de 2014. Sebrae 2014. Disponível em: <http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae2014/Not%C3%ADcias_2014/Empres%C3%A1rios-goianos-est%C3%A3o-otimistas-para-a-Copa-de-2014>. Acesso em: 12 abr. 2014.