sábado, 12 de abril de 2014

Turismo Emissivo do Brasil*

Análise da Europa

Comissão Europeia de Turismo (ETC) analisou tendências recentes do mercado brasileiro de turismo emissivo para a Europa. Os resultados encontram-se resumidos aqui. Principais Tendências do Mercado.

O Brasil é um mercado de turismo emissivo de rápido crescimento. Graças à maior mobilidade social, o que inclui um aumento da renda familiar, acesso facilitado ao crédito e posturas que favorecem o turismo, o volume de viagens ao exterior aumentou 62% entre 2000 e 2010.

Em 2011, 7,9 milhões de turistas viajaram para fora do Brasil. Desses, 2,6 milhões fizeram viagens pela América do Sul, enquanto 5,3 milhões (67,3%) viajaram para destinos de longa distância.

Turismo emissivo do Brasil para a Europa

Em 2011, a Europa atraiu 55% dos viajantes brasileiros de longa distância (2,9 milhões). Os destinos do Sul da Europa receberam a maior parte (42,6% da entrada de brasileiros no continente), seguidos pelos da Europa Ocidental (42,2%). Os destinos do Norte / Centro da Europa e do Leste Europeu tiveram uma participação mais modesta (9,7% e 5,5%, respectivamente).

Os ‘seis grandes’ destinos que dominam a Europa são Portugal, França, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido.

As viagens de brasileiros à Europa são afetadas por uma grande e crescente diáspora brasileira, bem como por profundos laços culturais e históricos. É comum viajantes brasileiros visitarem parentes e amigos e irem em busca de suas raízes no Velho Continente.

A imagem que os viajantes brasileiros fazem da Europa é focada em estudos acadêmicos, gastronomia, esportes, atrações históricas e culturais, locais de interesse religioso, glamour e prestígio.

A crise do euro parece ter beneficiado a Europa, na medida em que os turistas brasileiros acreditam que conseguirão ofertas mais baratas.

Os destinos europeus são descritos em três dimensões na blogosfera brasileira: (1) cultura e história, (2) compras e diversão e (3) lugares esportivos, parques temáticos e jogos de azar. Isso proporciona uma base para os destinos europeus se destacarem aos olhos dos viajantes brasileiros. Entre os aspectos citados com relação à maioria dos destinos estão restaurantes, vida noturna e lugares de interesse natural e religioso.

As mídias sociais também se tornaram um canal bastante influente junto aos 70,9 milhões de brasileiros usuários da internet. A título de exemplo, oito de cada dez usuários de mídias sociais do Brasil afirmam buscar ofertas especiais através dessas mídias. Blogs, microblogs, fóruns e redes sociais se tornaram plataformas importantes para dividir ideias e opiniões sobre destinos turísticos.

A estratégia de marketing ‘Destino Europa 2020’ da ETC tem como alvos principais, a serem atingidos através de canais online, os viajantes brasileiros jovens e de classe média.

Para desenvolver estratégias de marketing eficazes, a ETC realiza amplas pesquisas nos principais mercados de turismo emissivo para obter um entendimento profundo do comportamento dos viajantes, do que eles gostam e do que não gostam.


O que os viajantes brasileiros esperam de uma viagem à Europa?

Os seguintes aspectos do turismo na Europa podem ser enfatizados como propostas de venda singulares: Construção da marca pessoal. A Europa é associada a sofisticação e requinte. Portanto, o continente proporciona prestígio e status social.

Volta às raízes. A Europa oferece lugares históricos bem preservados e a possibilidade de vivenciar parte da herança cultural do Brasil.

Investimento de alto retorno cultural. A concentração de muitos países em uma área pequena proporciona aos turistas brasileiros muita cultura como retorno de seu investimento de tempo e dinheiro.

Muitos lugares de interesse religioso. Como centro do Catolicismo, a Europa possui uma quantidade muito grande de igrejas, catedrais, mosteiros e caminhos de peregrinação a oferecer aos viajantes brasileiros.

Delícias gastronômicas. A Europa tem muitos bons restaurantes, culinárias locais, vinhos e vinhedos, além de outras delícias gastronômicas.

Lá estão os melhores times de futebol do mundo. Os brasileiros são torcedores fanáticos, e muitos de seus times favoritos são europeus. Esses estádios atraem muitos visitantes brasileiros.

Um destino liberal. Os brasileiros jovens veem alguns destinos europeus como lugares liberais e descontraídos.

O que os viajantes brasileiros gostam na Europa

Clima de sofisticação, delícias gastronômicas, múltiplas culturas no mesmo continente, lugares históricos bem preservados, suvenires requintados para recordar a viagem (objetos artísticos e de design locais), os modos do Velho Continente (arquitetura, línguas, arte).

Frustrações e aborrecimentos

Problemas com o processo de visto e imigração, preços altos, qualidade do hotel inferior à anunciada no site, atrações concorridas e longas filas, barreiras linguísticas, atrações fechadas, pouca aceitação de cartões de crédito brasileiros, barreiras culturais e incompatibilidade de hábitos, cancelamento de voos.

* WORLD TRAVEL MARKET LATIN AMERICA. Turismo emissivo do Brasil.  WTM LATIN AMERICA. Disponível em: <http://www.wtmlatinamerica.com/pt-br/Imprensa--RP/Blogs1/Turismo-Emissivo-do-Brasil/>. Acesso em: 12 abr. 2014.